Abrac acompanha estagiários do LIQ em visita ao Inmetro

Nesta quinta-feira (21.07), o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) recebeu os estagiários do Laboratório de Infraestrutura da Qualidade (LIQ), Ali Mohamad Kanso, Sarah Sofia Lass Weisheimer e Melissa Shih, que são estudantes de engenharia do Centro Universitário UDC, para uma visita técnica na estrutura laboratorial da organização, localizada em Xerém (RJ). Na oportunidade, a assessora da superintendência da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), Cleriane Lopes acompanhou os estagiários.

Coube ao gerente de Projetos do Inmetro, Marcos Aurélio Lima de Oliveira recepcioná-los e fazer algumas considerações. “Do ponto de vista que estamos falando, e do próprio LIQ, a gente tem o tripé que é, a normalização, metrologia e acreditação. Também temos avaliação da conformidade e vigilância de mercado”, iniciou.

Oliveira pontuou que os estagiários já haviam visto na Abrac avaliação da conformidade e na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), normalização e no Inmetro iriam ver questões sobre metrologia.

Na oportunidade, o gerente passou uma mensagem do presidente do Inmetro, Marcos Heleno Guerson, para eles: “a gente aposta muito na consolidação do conceito do Laboratório de Infraestrutura da Qualidade. Suportando as cidades inteligentes e em outros projetos, com o Impulso em Cascavel (PR), que é voltado para o agronegócio. Estamos ampliando um desenvolvimento desse nosso LIQ para outro segmento, bem como no Centro de Excelência, localizado em Foz do Iguaçu (BR)”.

Visita

Coube ao pesquisador Augusto Cunha acompanhar os estagiários na visita aos laboratórios de fotometria, análise de gases, análise orgânica, metrologia em padronização elétrica, metrologia elétrica quântica, biomateriais e tribologia, microscopia, eletrônica e sistemas em instrumentos de medição.

Fonte: Assessoria de imprensa da Abrac