logo-abrac-210x50

Abertura da 31ª Assembleia Geral da Cooperação Interamericana de Acreditação conta com a participação do superintendente da Abrac

Nesta segunda-feira (28.08), foi realizada a abertura da 31ª Assembleia Geral da Cooperação Interamericana de Acreditação. O evento tem como objetivo reunir os organismos de acreditação e também organizações interessadas na Avaliação da Conformidade das Américas e contará com a participação de importantes representantes do setor da infraestrutura da qualidade, que buscam promover a troca de experiência e o desenvolvimento do setor.

Na ocasião, coube ao superintendente da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), Masao Ito e a presidente do IAAC e chefe da Divisão de Desenvolvimento de Programas de Acreditação do Inmetro, Andrea Melo, realizarem a abertura.

Em sua fala, Ito agradeceu pela presença, no Brasil, dos representantes dos 22 países membros do IAAC. “É um grande prazer recebê-los aqui no Brasil, principalmente em Manaus, no estado do Amazonas, além de ser uma honra para a Abrac ser o organismo anfitrião da 31ª Assembleia Geral da Cooperação Interamericana de Acreditação (IAAC)”.

Referente a escolha de Manaus para sediar o evento, o superintendente da Abrac explicou sobre a Zona Franca, área de incentivos fiscais especiais, estabelecida com a finalidade de criar no interior da Amazônia um centro industrial, comercial e agropecuário dotado de condições econômicas que permitam seu desenvolvimento.  

Na oportunidade, Ito também falou sobre a realização do Seminário – A Qualidade e as Práticas de Sustentabilidade, que será realizado no dia 31 de agosto. “É de conhecimento de todos, que estamos vivendo a era do ESG. Onde sustentabilidade é a base para todos os pilares. Por isso, junto com a agenda da Assembleia, a Abrac e o Inmetro realizarão o Seminário – A Qualidade e as Práticas de Sustentabilidade com o objetivo de debates as principais questões globais que envolvem a busca por um futuro mais equitativo e ambientalmente responsável”.

Já a presidente do IAAC e chefe da Divisão de Desenvolvimento de Programas de Acreditação do Inmetro, Andrea Melo, iniciou a sua fala agradecendo a presença de todos e desejando que aproveitem a semana. “Espero que aproveitem essa semana, principalmente as reuniões. Estou muito feliz por ver rostos novos para dar continuidade no segmento de acreditação. Agradeço à Abrac por fazer esse encontro acontecer”.

Após a abertura do evento, foram realizadas reuniões do Comitê das Partes Interessadas e do Grupo MLA. “O objetivo dessa reunião é revisar o processo de avaliação dos organismos de acreditação signatários dos acordos MLA”, comentou a presidente do Grupo e Comitê MLA, Paola Mársico.

Segundo o presidente do Comitê das Partes Interessadas e vice-presidente de Laboratórios da Abrac, Israel Teixeira, o grupo trabalha todo tempo para promover ações dentro do IAAC que sejam facilitadoras, mas ao mesmo tempo que dê robustez ao sistema.

“Hoje estamos apresentando o nosso plano de trabalho para o período de 2023 a 2028, e vamos abordar temas muito importantes. Na área de laboratórios, por exemplo, vamos tratar alcances flexíveis, que é uma metodologia que reduz muito tempo para acreditação de extensões de escopo; também vamos abordar a harmonização de critérios de acreditação nos continentes; entre outros tópicos”, explicou Teixeira.

Fonte: Assessoria de imprensa da Abrac