“A infraestrutura da qualidade é de suma importância para tudo que vamos fazer ou aplicar em nossas vidas”

O pró-reitor da UDC, Fabio Hauagge do Prado, comentou sobre o Laboratório de Infraestrutura da Qualidade

A Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) entrevistou o pró-reitor do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC), Fábio Hauagge do Prado, que comentou sobre o Laboratório de Infraestrutura da Qualidade, entre outros tópicos.

Prado é engenheiro civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, doutor em Engenharia Civil pela Università Degli Studi Roma Tre (Itália) e revalidado pela Universidade Federal de São Carlos em Engenharia Urbana, e diretor-geral do Colégio Caesp e Anglo Americano. Além disso, é coordenador da Comissão de Estudo Especial de Serviços Educacionais e Aprendizagem da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e conselheiro do Programa de Criatividade e Empreendedorismo da Universidade de Harvard.

Leia a entrevista na íntegra.

Abrac – No final de novembro, foi inaugurado o Laboratório de Infraestrutura da Qualidade. Como avalia a importância do Projeto estar em Foz do Iguaçu?

Fábio Hauagge do Prado – Foz do Iguaçu e região ganham muito com mais este investimento. A comunidade acadêmica também terá um ganho expressivo. A união entre todos estes órgãos e instituições farão com quem o Projeto Vila A Inteligente tenha muito mais credibilidade, desde a sua implementação até a execução.

Abrac – Qual a importância da Abrac, ABNT, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e Parque Tecnológico Itaipu (PTI) estarem juntas nesse projeto?

Fábio Hauagge do Prado – São grandes instituições que juntas somaram esforços e aplicarão a qualidade em tudo o que já fazem, também para o sucesso deste projeto. Juntas têm a missão de prover soluções de infraestrutura da qualidade, aplicadas ao Projeto Vila A Inteligente, fortalecendo ainda mais o projeto.

Abrac – Também no final de novembro, a UDC e a ABNT assinaram um acordo a fim de definir a participação de estudantes e professores da UDC como força de trabalho do Laboratório. Como funcionará essa cooperação?

Fábio Hauagge do Prado – A parceria UDC e ABNT já é de longo tempo. Tenho uma amizade muito especial há muitos anos com o presidente da entidade, Mario William Esper. Tenho a certeza de que mais este acordo também será de sucesso.

Nossos alunos e professores estarão participando das atividades no Laboratório, orientando e trabalhando conjuntamente nas questões relacionadas à metrologia, às normas técnicas e avaliação da conformidade.

Abrac – Como avalia a importância da Infraestrutura de Qualidade?

Fábio Hauagge do Prado – A infraestrutura da qualidade é de suma importância para tudo que vamos fazer ou aplicar em nossas vidas, garantindo que todos os itens/serviços sejam cumpridos. Falar hoje sobre infraestrutura de qualidade é envolver também questões relacionadas às novas tecnologias, tornando-se cada vez mais acessíveis e com menor custo. Estaremos implantando a partir de 2022, com a parceria do Inmetro a disciplina de Sistema de Infraestrutura da Qualidade nos cursos de graduação.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Abrac