logo-abrac-210x50

“A Escala Cidadã Olga Kos é um esquema de certificação”

Suzete Suzuki, diretora de certificação e inspeção da ICV Brasil, comentou sobre a ECOK

A diretora de certificação e inspeção da ICV Brasil, Suzete Schipa Suzuki concedeu entrevista exclusiva à Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) para falar sobre a Escala Cidadã Olga Kos (ECOK), métrica acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que busca mensurar o ‘S’ presente na sigla ESG.

A ICV Brasil, que está em processo de acreditação do Inmetro para certificar a métrica, é associada à Abrac desde 2019, e presta serviços especializados em inspeção, certificação, vistoria e treinamentos, com soluções de garantia de qualidade e avaliação de conformidade, de acordo com os requisitos técnicos regulamentares e as necessidades específicas de cada cliente.

Leia a entrevista na íntegra.

Abrac – O que é a Escala Cidadã Olga Kos?

Suzete Suzuki – A Escala Cidadã Olga Kos é um esquema de certificação, onde inclui cinco métricas. Existe então uma metodologia onde a empresa tem que seguir os requisitos e é avaliada em relação ao atendimento desses critérios. É um esquema acreditado pelo Inmetro e se a organização atender até 75 % da Escala consegue a emissão do certificado com a acreditação do Instituto. É um novo tipo de certificação no mercado.

Caso a empresa, não alcance os 75%, é possível conseguir os selos do Instituto Olga Kos, mas sem o certificado com acreditação do Inmetro.

Abrac – Como a empresa deve proceder para ter a certificação?

Suzete Suzuki – Tem várias etapas. A primeira é conhecer o manual do Instituto Olga Kos. Depois indicamos fazer um diagnóstico com consultoria para checar em qual nível está.  Vamos supor que o objetivo da empresa é ter pelo menos três estrelas, então entram em contato com a certificadora, é realizada a auditoria, checamos todos os itens necessários da ECOK e classificamos se está ou não dentro da conformidade.

Se estiver como Potencial Inclusivo Latente (duas estrelas), Potencial Inclusivo Emergente (três estrelas), Orientação Inclusiva (quatro estrelas), a organização recebe um selo do Instituto Olga Kos, caso esteja Plenamente Inclusiva (cinco estrelas) a empresa recebe o certificado com acreditação do Inmetro.

Abac – Qual é o passo a passo para a certificadora poder certificar uma empresa com a ECOK?

Suzete Suzuki – A empresa solicita essa certificação, nós mandamos um formulário para preenchimento. É um formulário simples com os dados da organização, números de funcionários, segmento, entre outras informações. Depois disso, determinamos a quantidade de dias para a auditoria e enviamos uma proposta comercial. Após aprovação, é realizado o padrão normal, enviamos o plano de auditoria com o nome do auditor e fazemos o agendamento.

Abrac – A ICV Brasil já está apta a realizar o processo de certificação da Escala Cidadã Olga Kos?

Suzete Suzuki – Estamos em processo de acreditação. Ainda não foi realizada a primeira auditoria para certificar a Escala Cidadã Olga Kos, quando formos fazer, precisamos levar uma equipe do Inmetro, como testemunha, e a partir disso seremos acreditados.

Abrac – Quais as expectativas da ICV Brasil em relação ao projeto novo que busca mensurar o “S” presente na sigla ESG?

Suzete Suzuki – Estamos muito felizes porque nós queremos a certificação ESG. A ECOK é uma métrica validada pelo Inmetro. Então tendo pelo menos o primeiro “S” encaminhado, o “E” que é de meio ambiente”, já tem muita coisa pautada, como a 14001, que atende a parte de meio ambiente e também temos várias leis desse segmento no Brasil. Já na parte de governança temos a 37001 que é antissuborno e a 37301 sobre compliance que contempla a governança.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Abrac

plugins premium WordPress