“A certificação de fios e cabos elétricos garante que o produto seja fabricado e comercializado de acordo com as normas e regras vigentes no Brasil”

A conselheira da Abrac, Patrícia Hellmeister Dias, explicou como funciona o processo de certificação de fios e cabos elétricos.

Em janeiro de 2022, o Mercado Livre passou a exigir que fios e cabos elétricos só podem ser anunciados e comercializados se contiverem, obrigatoriamente, o número de certificação junto ao Inmetro. A ação tomada pelo marketplace busca por fim à comercialização de produtos não certificados que podem colocar em risco a saúde dos usuários e danos a aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos.

“A certificação de fios e cabos elétricos garante que o produto seja fabricado e comercializado de acordo com as normas e regras vigentes no Brasil, além de garantir a segurança do consumidor, reduzindo o risco de utilização do produto”, explicou a conselheira da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) e diretora de Certificação da TÜV Rheiland, Patrícia Hellmeister Dias.

Segundo Patrícia, o consumidor, que adquire fios e cabos elétricos, corre riscos atrelados ao aquecimento excessivo do produto, o que pode ocasionar o desligamento do sistema de proteção da instalação (disjuntores), ocorrência de curto-circuito (com danos aos eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos) ou ainda em casos mais extremos, risco de incêndio.

“Lembramos que os cabos são apenas um dos componentes importantes de uma instalação elétrica. Por isso orientamos que um profissional qualificado sempre seja consultado a fim de identificar os melhores produtos para cada tipo de instalação. Destacamos ainda que mesmo os cabos certificados quando manuseados de forma indevida podem trazer riscos ao consumidor e danos às instalações”, acrescentou a conselheira.

Para serem certificados, os fios e cabos passam por ensaios baseados nas normas brasileiras e podem variar de acordo com o modelo de cabo que está sendo certificado.

Segundo ela, são executados ensaios mecânicos, elétricos e químicos, como o de   características mecânicas, determinação da presença de halogênios, nitrogênio e enxofre; absorção de água; dobramento/alongamento a frio e quente; determinação do índice de toxidez; envelhecimento; resistência de isolamento; e queima vertical.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Abrac