logo-abrac-210x50

“A avaliação de conformidade auxilia o cliente na tomada de decisão em relação aos seus produtos”

Eugenio Luporini, Presidente Mérieux NutriSciences América do Sul explicou sobre a missão da empresa de garantir segurança alimentar à população

O Presidente Mérieux NutriSciences América do Sul, Eugenio Luporini, concedeu entrevista exclusiva à Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac). Na oportunidade, o representante da empresa associada à Abrac desde 2019, explicou sobre a importância da conformidade nos alimentos para garantir maior qualidade de vida à população.

“Além disso, garantir também a qualidade do alimento que é disponibilizado ao consumidor é de extrema importância para promover uma vida mais saudável e evitar o surgimento de doenças a longo prazo”, informou Luporini.

Leia na íntegra:

Abrac – Quais os principais testes na área de alimentos que a MÉRIEUX realiza?

Eugenio Luporini – A MÉRIEUX possui um amplo escopo de análises visando à garantia da segurança alimentar, tais como: análises microbiológicas, determinação de resíduos de pesticidas, micotoxinas, dioxinas e furanos, PCBs, análises macroscópicas e de alergênicos, além das análises ambientais.

Abrac – Como o trabalho do MÉRIEUX traz benefícios para a sociedade num geral?

Eugenio Luporini – A OMS estima que, todos os anos, cerca de 2 milhões de pessoas morrem ao ingerir alimentos e/ou água contaminados. Diante disso, a Mérieux adotou como princípio “Better food, better health, better world”, trazendo a missão de garantir segurança alimentar à população por meio das análises que realiza. Além disso, garantir também a qualidade do alimento que é disponibilizado ao consumidor é de extrema importância para promover uma vida mais saudável e evitar o surgimento de doenças a longo prazo.

Abrac – Quais os principais riscos que um alimento pode oferecer se não passar pelos testes adequados?

Eugenio Luporini – Alguns alimentos contaminados podem provocar infecções agudas, como no caso de presença de salmonella. Ao ingerir este alimento, temos sintomas como diarreia, vômitos, febre e dores abdominais – eventos que podem ser passageiros para algumas pessoas, mas provocar danos severos em outras, como em crianças e grupos de saúde mais frágeis.

Outros tipos de contaminantes possuem efeitos a longo prazo, como por exemplo as aflatoxinas, muito frequentes em amendoim. As aflatoxinas apresentam potencial carcinogênico, ou seja, que favorece o desenvolvimento de câncer. Desta forma, a ingestão deste composto em determinada dose por um longo período pode provocar um efeito devastador na saúde da população. Diante disso, é extremamente importante conhecer o alimento que consumimos, a fim de evitar o surgimento de infecções e doenças advindas dos mesmos.

Abrac – Qual a importância de, além dos produtos alimentícios, testar o local de fabricação/armazenamento deles?

Eugenio Luporini – As boas práticas na fabricação, embalagem e armazenamento dos alimentos são o primeiro passo na obtenção de um alimento seguro. Caso não seja obedecido um fluxo de processo que não permita contaminações cruzadas (ou seja, de um alimento para outro ou de uma superfície para o alimento), nem seja assegurada a higiene do local e dos colaboradores que realizam sua manipulação, os produtos serão reprovados nas análises em laboratório, causando prejuízos e parada de linha – além do risco de alguns lotes chegarem ao mercado e provocarem problemas de saúde aos consumidores.

Abrac – Como o MÉRIEUX avalia a importância de trabalhar com avaliação da conformidade?

Eugenio Luporini – A avaliação de conformidade auxilia o cliente na tomada de decisão em relação aos seus produtos, fornecendo confiabilidade e segurança para que sejam direcionados aos mercados corretos.

Abrac – Gostaria de acrescentar alguma informação?

Eugenio Luporini – O MÉRIEUX possui um sistema de gestão da qualidade robusto, que garante aos clientes a segurança necessária para colocar no mercado produtos seguros e de grande valor para seus consumidores. Por meio de análises, consultorias e serviços especializados, é possível entender as necessidades do produtor e dos mercados consumidores e, desta forma, garantir o cumprimento de legislações e padrões de qualidade.

Fonte: Assessoria de imprensa da Abrac