“A avaliação da conformidade não tem o intuito de buscar reprovações, mas sim pontos nevrálgicos para possíveis ajustes”

Na oportunidade, Eduardo Dias da Costa comentou sobre a certificadora, avaliação da conformidade, entre outros tópicos

O diretor da Acert Certificadora, Eduardo Dias da Costa concedeu entrevista exclusiva à Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) para falar sobre a certificadora, avaliação da conformidade, entre outros tópicos.

Associada à Abrac desde outubro de 2021, a Acert Certificadora é um organismo de avaliação da conformidade acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Leia a entrevista na íntegra.

Abrac – Quais são as principais certificações realizadas pela Acert?

Eduardo Dias da Costa – No segmento Inmetro as nossas principais certificações são na parte de brinquedos, eletrodomésticos, luminária pública, lâmpadas led, artigos escolares, ventiladores de parede e coluna, e RoHs (para metais pesados, normalmente em equipamento eletrônico).

Abrac – Como avalia a importância de trabalhar com a avaliação da conformidade?

Eduardo Dias da Costa – Já atuo na atividade há quase quinze anos e, para mim, é importante você garantir a qualidade dos produtos que chegam ao seu País, que chegam a ser nacionalizados, com transparência, imparcialidade, da forma que os clientes se sintam confortáveis para comprar o produto final e os clientes que entram em contato conosco sintam a liberdade e a certeza de que o produto dele não vai trazer nenhum transtorno, muito pelo contrário, vai trazer benefícios não só financeiros, mas benefícios gerais, como familiar, do dia a dia para a sua empresa. A avaliação da conformidade para a gente nada mais é do que não buscar a não conformidade. Não é nosso intuito buscar reprovações, mas sim buscar pontos nevrálgicos para possíveis ajustes, enfim é o que eu avalio do nosso segmento e atividade.

Abrac – Há quanto tempo é associado da Abrac e qual a importância de fazer parte da Associação?

Eduardo Dias da Costa – A Acert é associada à Abrac desde outubro de 2021. Para mim o grande benefício é estar junto dos grandes organismos do segmento que atuam no País e ter uma Associação forte e firme, que além de nos dar o suporte necessário, também incentiva palestras, reuniões e incentiva que nós possamos melhorar o nosso sistema de validação, auditorias, conformidade, acreditações, enfim, eu acho que é uma entidade que acrescenta muito.

Fonte: Assessoria de imprensa da Abrac