“A avaliação da conformidade é um processo vital para garantir ao consumidor produtos que respeitem as normas técnicas”

Alessandro Tararthuch, responsável técnico da Pilar Tecnologia, falou sobre ensaios e avaliação da conformidade

O responsável técnico da Pilar Tecnologia, Alessandro Tararthuch, concedeu entrevista exclusiva à Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) para comentar sobre os ensaios realizados pela organização, avaliação da conformidade e a importância de ser associado.

“A Pilar tecnologia fica à disposição da Abrac para contribuir com as discussões técnicas nos grupos de estudo e melhorar os processos de avaliação da conformidade e a harmonização das boas práticas laboratoriais”, pontuou Tararthuch.

Leia a entrevista na íntegra:

Abrac – Quais são os principais objetivos da Pilar Tecnologia?

Alessandro Tararthuch – Realizar ensaios de segurança e desempenho em produtos para uso doméstico, profissional e/ou industrial, bem como calibração, análise de falhas e caracterização de materiais.

Abrac – Quais são os principais escopos que realizam ensaios?

Alessandro Tararthuch – Ensaios em cabos de aço de uso geral, ensaios em eletrodomésticos, ferramentas elétricas e calibração de instrumentos na área dimensional.

Abrac – Qual a importância de atuar com avaliação da conformidade?

Alessandro Tararthuch – A avaliação da conformidade é um processo vital para garantir ao consumidor produtos que respeitem as normas técnicas. Atuar neste cenário faz com que nosso laboratório desempenhe seu papel na sociedade contribuindo com o desenvolvimento de produtos adequados ao uso com segurança.

Abrac – Recentemente, a Pilar Tecnologia se associou à Abrac. Como avaliam a importância de fazer parte da entidade?

Alessandro Tararthuch – Buscamos na Abrac o alinhamento técnico nas boas práticas laboratoriais e o acompanhamento de pleitos junto ao Inmetro e demais entidades reguladoras. Estar associado à uma entidade com tamanha representatividade fortalece nosso negócio, contribuiu para reduzir riscos e melhorar nossos processos.

Abrac – Para 2023, quais são as expectativas do laboratório?

Alessandro Tararthuch – Estamos trabalhando em um plano de crescimento para aumentar nosso escopo de serviços acreditados para 2023.

Fonte: Assessoria de imprensa da Abrac