“A avaliação da conformidade é um meio importante para demonstrar que os produtos estão conformes”

Em entrevista à Abrac, o presidente-executivo da Abilumi, Georges Blum, destaca a importância da avaliação da conformidade e as alterações pelas quais o setor de iluminação passará com a modernização do modelo regulatório

Screenshot 7

O presidente-executivo da Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Produtos de Iluminação (Abilumi), Georges Blum, concedeu entrevista exclusiva à Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) para falar sobre a importância da avaliação da conformidade, modelo regulatório do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e o trabalho da entidade, que congrega e defende os interesses das empresas atuantes no segmento de importação e distribuição de produtos de iluminação.

Blum, é engenheiro de produção, formado pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Para alinhar temas de convergência, como a avaliação da conformidade e a modernização do modelo regulatório do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a Abrac e a Abilumi reúnem-se constantemente.

Leia a entrevista completa:

Abrac – Qual a importância do papel da Abilumi para a sociedade?

Georges Blum – A principal missão da Abilumi atualmente é fornecer apoio técnico, tributário, jurídico e ético aos associados para tornar o mercado concorrencial de produtos de iluminação mais justo. Para isso estamos trabalhando há alguns anos com uma equipe de técnicos e advogados experientes para melhorar e estamos conseguindo. Outra responsabilidade é a conscientização da sociedade sobre a qualidade e a segurança dos produtos. Isso tem sido feito por meio de campanhas de comunicação, a fim de orientar o consumidor na hora de adquirir os produtos de iluminação adequados às suas necessidades, sempre optando pelos certificados.

Abrac – Como avalia a importância da avaliação da conformidade?

Georges Blum – A avaliação da conformidade é um meio importante para demonstrar que os produtos estão conformes, mas que pode ser melhorada para acompanhar a atualização e as inovações dos produtos. Ela precisaria ser mais eficaz.

Abrac – O que irá alterar no setor de iluminação após a modernização do modelo regulatório do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)?

Georges Blum – Temos grande preocupação com a nova fiscalização da modernização, pois será um momento em que os órgãos de fiscalização estarão se adaptando ao novo modelo enquanto os maus importadores poderão se aproveitar. Ela precisaria ser mais ágil, com punições imediatas e, o mais importante, elas precisam ser divulgadas para informar o que está sendo feito.

Abrac – Como avalia a importância da Abrac e como funciona a relação com a Abilumi?

Georges Blum – A Abrac é uma Associação parceira nos trabalhos de melhorias para dinamizar as ações de fiscalização, avaliação da conformidade e ensaios. Estes processos precisam se atualizar e se adaptar permanentemente para acompanhar a realidade do mercado e as novas tecnologias.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Abrac