“A avaliação da conformidade é um importante instrumento estratégico para o desenvolvimento econômico dos países”

Em entrevista à Abrac, o presidente da REMESP, Celso Scaranello, destaca a importância da avaliação da conformidade e as alterações pelas quais o setor passará com a modernização do modelo regulatório

Celso Scaranello

O presidente executivo da Rede Metrológica do Estado de São Paulo (REMESP), Celso Scaranello, concedeu entrevista exclusiva à Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) para falar da importância no estabelecimento de alianças estratégicas com entidades para o desenvolvimento do sistema metrológico brasileiro, e da avaliação da conformidade e das alterações que o setor passará após a modernização do modelo regulatório do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Scaranello é engenheiro mecânico com especialização em Automação Industrial, especialista em educação e em Gestão de Laboratórios Metrológicos e Gestão da Inovação, além possuir 39 anos de experiência no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Leia a entrevista na íntegra: 

Abrac – Qual a importância do papel da Rede Metrológica do Estado de São Paulo para a sociedade?

Celso Scaranello –  A Rede Metrológica do Estado de São Paulo é uma associação sem fins lucrativos, criada em 14 de agosto de 1998 por empresários do setor industrial de equipamentos e instrumentos de medição, de laboratórios de calibração e ensaios,  entidades de ensino e de ciência e tecnologia, com o objetivo de disseminar a cultura metrológica para pessoas físicas e jurídicas no sentido de promover a Metrologia para a melhoria dos processos industriais e as boas relações comerciais no âmbito do Estado de São Paulo.

Assim como as demais Redes Metrológicas Estaduais, com o seu surgimento, iniciou-se um processo mais efetivo de integração entre Laboratórios, Indústrias, Entidades de Classe, Instituição de Ensino e desta maneira fortalecendo o desenvolvimento da competência técnica nos laboratórios, para atender a demandas exigidas pela sociedade. A REMESP também tem um papel preponderante na representação dos interesses de suas empresas associadas, indústrias e laboratórios, junto os Organismos Públicos e Privados.

Ressalta-se o papel importante da REMESP no estabelecimento de alianças estratégicas com entidades para o desenvolvimento do sistema metrológico brasileiro. Entre elas estão o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM), a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), Institutos de Pesquisas e Instituições de Ensino, com quem mantemos um estreito relacionamento.

Abrac – Quais as principais funções da entidade?

Celso Scaranello – Entre as principais atribuições, podemos destacar:

  • Treinamentos técnicos em operação e gestão de laboratórios Metrológicos – In company, online e EADs gravados;
  • Programas de Ensaios de Proficiência para calibração e ensaios, com escopo acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Inmetro;
  • Reconhecimento da Competência técnica laboratorial a partir da Norma ABNT NBR ISO IEC 17025:2017;
  • Consultoria para implantação de Normas de Sistemas de Gestão;
  • Apoio ao processo de certificação de metrologistas de calibração, em parceria com Associação Brasileira de Ensaios não Destrutivos e Inspeção (Abendi);
  • Congressos, simpósios e feira virtuais para disseminação do conhecimento para a metrologia, normalização e avaliação da conformidade. 

Abrac – Como avalia a importância da avaliação da conformidade? 

Celso Scaranello – A avaliação da conformidade, junto com a metrologia e a normalização, são ferramentas de infraestrutura importantíssimas para a boa gestão da qualidade nas organizações. Ela proporciona confiança, assegurando que os produtos e serviços não ofereçam riscos à saúde e segurança dos seus usuários, e para o meio ambiente. É um importante instrumento estratégico para o desenvolvimento econômico dos países, com impacto direto na produtividade e competitividade das empresas. Além disso, é uma ótima ferramenta para fidelização dos clientes.

Um produto que atende a requisitos de um bom processo de certificação, com ensaios que atendam requisitos normativos internacionais, certamente será bem recebido pelo mercado cada vez mais exigente. Portanto, a Avaliação da Conformidade, em todas as suas modalidades, é de fundamental importância para aqueles que buscam a excelência dos seus produtos.

Abrac – Quais as principais mudanças que impactarão a rede metrológica com a entrada em vigor do novo modelo regulatório do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)?

Celso Scaranello – Acredito que as mudanças proporcionadas pela Lei de Liberdade Econômica na Regulamentação trarão impactos positivos, principalmente nas questões burocráticas. Os processos que garantem a qualidade dos produtos são muito importantes, principalmente para aqueles que oferecem risco a saúde e segurança dos seres vivos e, também, para o meio ambiente. Mas apesar de tudo isso, é necessário ter bom senso para que não seja impactado o orçamento das organizações.

Para a REMESP, por ser uma entidade com objetivos educacionais, é importante trabalhar com muito afinco para levar o conhecimento da metrologia, incentivar a busca pela acreditação dos organismos de avaliação da conformidade, e mobilizar toda a sociedade para uma boa vigilância de mercado.

Acredito que teremos o envolvimento de muitos parceiros privados e organizações não governamentais onde entidades com REMESP e Abrac muito poderão contribuir para o perfeito alinhamento dos Regulamentos e procedimentos.

Este processo terá muito trabalho pela frente, muitas reuniões e consultas públicas, no sentido de reduzir a carga de regulamentos e burocracia e desta forma estimular a inovação melhorando a competitividade das empresas brasileiras.

Abrac – Como avalia a importância da Abrac e como funciona a relação com a Remesp?

Celso Scaranello – Desde a sua criação em 2009, venho observando o quanto relevante vem sendo o seu trabalho para Qualidade de Produtos e Serviços Nacionais. Entidades como a Abrac são fundamentais para orientar e representar os interesses das empresas que realizam a Certificação de Produtos e Sistemas, representando-as ativamente junto ao Inmetro e demais agências reguladoras e contribuindo para a definição de políticas e regulamentos. Nestes quesitos, a Abrac vem cumprindo o seu papel junto a sociedade de forma soberana.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Abrac