“A avaliação da conformidade é de extrema importância”

Em entrevista à Abrac, Rudinei Floriano, presidente do Imetro-SC, fala sobre o Instituto e a importância da avaliação da conformidade.

092011082021

O presidente do Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro-SC), Rudinei Floriano, concedeu entrevista à Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), para falar sobre a entidade em que atua e que possui importante papel para os catarinenses.

Graduado em Segurança Pública e especializado em Gestão Pública, Floriano também apresenta formação técnica de mecânica. Além do cargo de presidente do Imetro-SC, é membro da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC).

“A avaliação da conformidade é de extrema importância, pois proporciona o resultado afirmativo de que o produto ou serviço atende aos requisitos mínimos de regulamentação ou norma”, declarou Floriano.

Leia a entrevista na íntegra.

Abrac – Quando foi criado o Imetro-SC e com qual objetivo?

Rudinei Floriano – O IMETRO-SC foi criado em 28 de fevereiro de 2005 pela Lei Complementar nº 284, com objetivo de prestar serviços de fiscalização, verificação nas áreas de metrologia legal e qualidade de bens e serviços, atendendo às necessidades da sociedade catarinense.

Abrac – Quais são as principais atribuições do Instituto?

Rudinei Floriano – Fiscalizar, verificar instrumentos de medição, produtos pré-medidos, medidas materializadas, registro de empresas permissionárias de produtos e serviços na área da qualidade, de acordo com normas técnicas legais.

Abrac – Como vê a importância da avaliação da conformidade e de qual maneira o Imetro-SC atua neste segmento?

Rudinei Floriano – A avaliação da conformidade é de extrema importância, pois proporciona resultado afirmativo de que o produto ou serviço atende aos requisitos mínimos de regulamentação ou norma.

Abrac – Como funciona o relacionamento entre Imetro-SC e o Instituto Imetro SC e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)?

Rudinei Floriano – O relacionamento entre Imetro-SC e o Inmetro é de plena harmonia, e de acordo com convênio para o estabelecimento de uma estrutura técnico operacional para executar, coordenar e supervisionar as atividades de metrologia legal e avaliação da conformidade compulsória por ela regulamentada, no estado de Santa Catarina.

Abrac – Quais são os objetivos do Imetro-SC para o segundo semestre deste ano e para 2022?

Rudinei Floriano – Para o segundo semestre de 2021, executar o plano de aplicação do trabalho acordado com o Inmetro e para o ano de 2022, ampliar e manter com qualidade os trabalhos, buscando assim um melhor atendimento à sociedade catarinense.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Abrac