“A acreditação de laboratórios é de fundamental importância para a correta disseminação das unidades de medida em todo o mundo”

Em entrevista, superintendente do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo, Ricardo Gambaroni, destaca a importância da acreditação dos laboratórios de calibração e de ensaios pelo Inmetro

WhatsApp Image 2020 10 01 at 16.51.01

O superintendente do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM-SP), Ricardo Gambaroni, concedeu entrevista exclusiva para a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) sobre a importância da acreditação dos laboratórios de calibração e de ensaios.

O Instituto é uma autarquia estadual vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania. Representa o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) no estado de São Paulo.

Leia a entrevista completa:

Abrac – Qual é a função do IPEM-SP e dos laboratórios de calibração e de ensaios?

Ricardo Gambaroni – O IPEM-SP integra a Rede Brasileira de Laboratórios de Calibração (RBC) e provê serviços aos seus integrantes na sua área de atuação. Além disso, o IPEM-SP possui laboratórios de calibração acreditados para conferir rastreabilidade metrológica aos padrões utilizados nas fiscalizações efetuadas pelas suas equipes.

Abrac – Como o IPEM-SP avalia a importância da acreditação dos laboratórios de calibração e de ensaios pelo Inmetro?

Ricardo Gambaroni – A acreditação dos laboratórios é um mecanismo reconhecido e consolidado internacionalmente para o reconhecimento da competência, imparcialidade e operação consistente de laboratórios de calibração e ensaio. Tais laboratórios fazem parte das políticas internacionais de rastreabilidade metrológica estabelecidas conjuntamente entre a OIML (Organização Internacional de Metrologia Legal), o BIPM (Bureau Internacional de Pesos e Medidas), a ISO (Organização Internacional de Normalização) e a ILAC (International Laboratory Accreditation Cooperation). Portanto, a acreditação de laboratórios é de fundamental importância para a correta disseminação das unidades de medida em todo o mundo e para a padronização dos ensaios e das calibrações, evitando, assim, que barreiras técnicas façam com que ensaios e calibrações sejam repetidos nas relações entre países.

Abrac – Qual é o papel do Instituto para a sociedade?

Ricardo Gambaroni – O IPEM-SP é responsável pela vigilância do mercado para garantir a conformidade de equipamentos metrológicos, produtos e serviços regulamentados que impactem na saúde, na segurança e nas relações de consumo. Mediante delegação do Inmetro, cabe ao IPEM-SP em todo o território paulista efetuar a verificação de equipamentos metrológicos regulamentados, fiscalizar produtos pré-embalados e fiscalizar produtos e serviços com conformidade avaliada compulsoriamente. O IPEM-SP também presta serviços como calibração, ensaios e perícias para terceiros.

Abrac – Como funciona o Departamento de Metrologia Científica e Industrial e qual a relação com os laboratórios de calibração e de ensaios?

Ricardo Gambaroni – O Departamento de Metrologia Científica e Industrial do IPEM-SP é a área responsável por zelar pelos padrões de referência do instituto, garantindo rastreabilidade das verificações e fiscalizações metrológicas realizadas pelo Instituto ao calibrar os equipamentos utilizados nessas atividades. Para isso, possui uma infraestrutura laboratorial com padrões de referência calibrados diretamente pelos laboratórios nacionais de metrologia do Inmetro. Alguns laboratórios de calibração do IPEM-SP são acreditados pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Inmetro justamente para fornecer reconhecimento automático aos resultados de medição. Tais laboratórios acreditados também prestam serviços para terceiros mediante cobrança de preço público, bem como efetuam calibrações para institutos públicos de metrologia (Ipem’s) de outras unidades da federação. O IPEM-SP também executa ações de verificação na metrologia legal em equipamentos regulamentados que exijam estrutura laboratorial, como termômetros, medidores de umidade de grãos, densímetros, opacímetros e etilômetros.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Abrac