Na ocasião, Andre Hernandes e Israel Teixeira trataram sobre a importância dos organismos de inspeção e dos laboratórios para o setor aéreo
Nesta quarta-feira (19.06), o vice-presidente de Inspeções, Andre Hernandes, e o vice-presidente de Laboratórios, Israel Teixeira, da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), palestraram no 2º Seminário de Conformidade de Produtos de Controle do Espaço Aéreo (SECOPCEA), realizado no Rio de Janeiro (RJ). O evento foi promovido pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) com o objetivo de promover a Avaliação da Conformidade no segmento.
Andre Hernandes apresentou uma palestra sobre Inspeção, abordando evolução histórica, inspeção por amostragem, aplicação na Avaliação da Conformidade e a importância na Infraestrutura da Qualidade. Na oportunidade, destacou a relevância da participação da Abrac para colaborar com o entendimento necessário à aplicação nos processos de certificação de produtos que o DECEA irá implementar.
“Representar a Abrac neste ambiente foi importante para promover a aproximação e ter uma atuação colaborativa no processo de Avaliação da Conformidade dos produtos”, comentou o vice-presidente de Inspeções da Associação.
Em sua apresentação, Israel Teixeira enfatizou a robustez do parque laboratorial brasileiro, destacando que esse parque pode suportar a adoção da Avaliação da Conformidade pelo segmento aéreo. Além disso, comentou sobre o acesso de fabricantes aos mercados externos, amparados por acordos de reconhecimento mútuo, como o International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e o International Laboratory Accreditation Cooperation (IAF).
“Os serviços laboratoriais são essenciais para avaliar a conformidade e permitir o acesso dos produtos do DECEA em mercados internacionais”, pontuou o vice-presidente de Laboratórios da Abrac.
O público foi composto por profissionais militares e civis envolvidos com a atividade, além de fabricantes e importadores de produtos para controle de tráfego aéreo. Também palestraram representantes da Diretoria de Avaliação da Conformidade (Dconf) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e da Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre).
Fonte: Assessoria de imprensa da Abrac.