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Vice-presidente da Abrac fala sobre as relações institucionais da entidade

Na ocasião, Leonardo Tozzi Pinheiro enfatizou como o trabalho da vice-presidência é importante para a evolução da Avaliação da Conformidade

A vice-presidência de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) fortalece os laços entre organismos certificadores, de inspeções e laboratórios com os agentes governamentais, promovendo avanços no segmento de Avaliação da Conformidade.

Para falar mais sobre o assunto, a Abrac conversou com o vice-presidente de Relações Institucionais, Leonardo Tozzi Pinheiro. Tozzi já atuou como vice-presidente de Telecomunicações da entidade e é gerente-geral para a América Latina da NCC Certificações – empresa do grupo Bureau Veritas.

Leia na íntegra:

Abrac – De que maneira a colaboração entre os associados à Abrac pode fortalecer a avaliação da conformidade no Brasil e garantir maior credibilidade e confiança dos consumidores?

Leonardo Tozzi Pinheiro – A Abrac representa hoje a vasta maioria dos certificados de conformidade de produtos, pessoas e sistemas, assim como inspeções emitidos por agentes da infraestrutura da qualidade brasileira. Tais organismos associados encontram na Abrac um ambiente colaborativo para a troca de ideias, alinhamentos e esclarecimento de eventuais pontos de dúvida perante os reguladores. Dessa forma, os processos de certificação tornam-se mais robustos e eficientes trazendo para os consumidores a segurança e qualidade desejadas para os produtos e sistemas certificados no Brasil.

Abrac – Como a união dos associados à Abrac pode contribuir para o desenvolvimento e a harmonização de normas e regulamentos, facilitando a avaliação da conformidade em diversos setores?

Leonardo Tozzi Pinheiro – Muitas vezes dialogar com agentes reguladores e fiscalizadores governamentais de forma individual não é uma tarefa fácil. A Abrac proporciona a seus associados a representatividade, assim como as agências, institutos e departamentos governamentais envolvidos na normalização e regulação. Dessa forma, a interlocução facilitada permite a harmonização dos diversos textos direcionadores que fazem parte do conjunto de normativas da infraestrutura da qualidade. Então, essa interlocução é a chave para a comunicação entre todos os organismos que trabalhem de forma equilibrada, no que tange exigências, parâmetros e procedimentos.

Abrac – Quais são os benefícios específicos que a sinergia entre os associados à Abrac pode trazer para a inovação e a melhoria contínua dos processos de Avaliação da Conformidade?

Leonardo Tozzi Pinheiro – A evolução dos processos de Avaliação da Conformidade é um tema muito importante, porém sensível, no que tange aos cuidados necessários. A harmonização da regulação discutido anteriormente é chave para a inovação no ambiente de Infraestrutura da Qualidade. Os associados à Abrac contribuíram de forma ativa na melhoria contínua dos processos de Avaliação da Conformidade, através dos diversos grupos técnicos e grupos de trabalho, assim como o comitê executivo que representa tais associados perante os diversos atores reguladores.

Abrac – Como a cooperação entre os associados à Abrac pode aumentar a eficácia das ações de fiscalização e garantir que produtos e serviços estejam em conformidade com as normas vigentes?

Leonardo Tozzi Pinheiro – Sempre respeitando as regras antitruste, a Abrac promove um ambiente saudável para que os associados possam nivelar as exigências aplicadas aos clientes, garantindo que o ambiente de Infraestrutura da Qualidade seja harmônico, garantindo que nenhum cliente encontre facilidades ou dificuldades desalinhadas entre os atores. Isso promove um ambiente de competição saudável e protege os processos de certificação de potenciais interferências.

Fonte: Assessoria de imprensa da Abrac.