Na ocasião, Marcos Heleno Guerson destacou como o segmento pode acompanhar as evoluções referentes a indústria, comércio e cultura das organizações
Nesta quinta-feira (15/08), a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) realizou uma palestra sobre Infraestrutura da Qualidade (IQ), conduzida por Marcos Heleno Guerson, superintendente do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), em São Paulo (SP) e também foi transmitida via Teams.
O evento foi uma oportunidade para discutir os desafios e avanços na área. Guerson abordou temas como a padronização de processos e a conformidade de produtos, destacando o papel central das entidades reguladoras na garantia da qualidade e segurança no mercado.
O palestrante também destacou a rápida mudança do mundo. “A Infraestrutura da Qualidade é baseada no controle de processos, e com a constante evolução dos produtos, a ponto de ser difícil classificar alguns deles, as soluções precisam evoluir porque o mundo está evoluindo”, afirmou o superintendente do Ipem-SP.
Guerson enfatizou a importância de garantir a credibilidade das informações oferecidas pela Inteligência Artificial (IA) e destacou a necessidade de compreender que as organizações estão passando por uma transformação digital, reestruturando não apenas os processos internos, mas também a cultura organizacional.
“A vigilância de mercado já é apontada nos estudos mais recentes como um elemento essencial da Infraestrutura da Qualidade. Ela também precisa se modernizar, utilizando novas ferramentas como calibração remota, verificação baseada em condição e normalização inteligente”, acrescentou Marcos Heleno Guerson.
Durante a palestra, Guerson apresentou projetos em que o Ipem-SP está trabalhando para acompanhar as evoluções do mundo. Um deles é o portal Saber Ipem, que reúne instituições para promover a importância da Infraestrutura da Qualidade por meio de vídeos, laboratórios móveis, capacitações, visitas guiadas, entre outras ações. Outro projeto é a plataforma Ipem-SP Digital, ainda não lançada, que utilizará a Inteligência Artificial para auxiliar organizações.
“Foi pensada para resolver problemas específicos. Por exemplo, se sou uma empresa e quero fabricar cobertores, posso perguntar se existe alguma certificação que devo obedecer e quem pode realizar essa certificação. Essa é a ideia”, explicou Guerson. “Agora estamos na fase de validação, para garantir que todas as informações fornecidas sejam 100% corretas.”
Após a palestra, os participantes tiveram a chance de interagir com o palestrante, tirando dúvidas e discutindo as práticas mais eficazes no âmbito de IQ. O evento reforçou o compromisso da Abrac em continuar promovendo o desenvolvimento profissional e a disseminação de conhecimentos na área.
“Uma apresentação brilhante, como sempre. Estamos aqui para discutir a Infraestrutura da Qualidade, e fiz questão de trazer o Guerson para falar sobre esse tema, que é tão relevante no mundo atual,” concluiu Masao Ito, superintendente da Abrac.
Fonte: Assessoria de imprensa da Abrac.