logo-abrac-210x50

Masao Ito, superintendente da Abrac, recebe maior honraria do IAAC

Na última quinta-feira (17/10), o superintendente e um dos fundadores da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), Masao Ito, foi condecorado pelo IAAC – InterAmerican Accreditation Cooperation – em reconhecimento à sua atuação em prol da acreditação e da avaliação da conformidade. A honraria foi concedida durante a 32ª Assembleia Geral da Cooperação Interamericana de Acreditação, realizada em agosto, e a cerimônia de homenagem ocorreu em São Paulo, com a presença de autoridades, membros do setor, familiares e amigos do homenageado.

“É uma honra, especialmente para mim, como presidente brasileira do IAAC, entregar essa condecoração a outro brasileiro. Masao Ito uniu a América em prol da infraestrutura da qualidade, dando voz ao Brasil no cenário internacional”, destacou a presidente do IAAC, Andrea Melo, durante a entrega da homenagem.

Ao receber a condecoração, Masao Ito agradeceu, mas ressaltou que o trabalho continua e que sua missão é posicionar o Brasil como protagonista no cenário global do setor. “Nosso grande desafio agora é replicar no Global Accreditation Cooperation (GLOBAC), o que fizemos no IAAC, organização criada a partir da fusão do International Accreditation Forum (IAF) com a International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC)”, explicou.

Alessandra Costa, vice-presidente de Relações Institucionais da Abrac, fez um discurso em que contou a história de Masao Ito e sua contribuição para a Avaliação da Conformidade e a Infraestrutura da Qualidade. Masao Ito, nascido em Kyoto, Japão, chegou ao Brasil com apenas quatro meses de idade. Formou-se em Ciências Econômicas e Contábeis, fundou a Associação Brasileira de Controle da Qualidade (ABCQ), e presidiu o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), período em que a entidade registrou a família ISO 9000 como NBR 9000.

Além disso, Masao Ito teve papel fundamental na Avaliação da Conformidade no Mercosul e na modernização dos laboratórios de metrologia científica e industrial, por meio de parcerias com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Ele foi o primeiro brasileiro indicado para a International Academy for Quality (IAQ) e, em 2009, idealizou e fundou a Abroc, que mais tarde se tornaria a Abrac.

“Hoje, ao receber esta condecoração da Inter-American Accreditation Cooperation (IAAC), celebramos não apenas suas inúmeras realizações, mas também o homem que continua a nos ensinar sobre a importância da coletividade, da responsabilidade e da construção de um futuro melhor para todos. A trajetória de Masao Ito é um verdadeiro legado para o Brasil e para o mundo”, afirmou Alessandra Costa.

Synésio Batista da Costa, presidente da Abrac, complementou: “Sua atuação no IAAC foi fundamental para o avanço da cooperação entre os organismos de acreditação das Américas. Sob sua liderança, as relações entre esses organismos se fortaleceram, promovendo uma harmonização que eliminou barreiras e abriu portas para novas oportunidades de negócios e parcerias em todo o continente.”

“Que esta condecoração da IAAC simbolize não só suas conquistas passadas, mas também nosso apoio contínuo aos seus esforços incansáveis em prol da qualidade e da conformidade em toda a América”, concluiu o presidente da Abrac.

Fonte: Assessoria de imprensa da Abrac.