logo-abrac-210x50

Jefferson Carvalho é o novo vice-presidente de Inspeções da Abrac

Vice-presidência de ESG é composta por integrantes do IFBQ e ABS

A Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) conta com um novo vice-presidente de Inspeções, Jefferson Carvalho, da SAS Inspeções. Ele traz experiência e novas perspectivas para a área, após ter ocupado anteriormente a vice-presidência de Relações Institucionais da entidade.

Em entrevista exclusiva, Jefferson Carvalho compartilhou suas expectativas, a importância dos projetos na área de Inspeções e outras considerações sobre o setor.

Leia na íntegra:

Abrac – Quais são as suas expectativas em fazer parte da vice-presidência de Inspeções da Abrac?

Jefferson Carvalho – Estou feliz em retomar uma vice-presidência na Abrac e poder colaborar com a associação. Ocupei a VP de Relações Institucionais e, agora, na VP de Inspeções, acredito que há um espaço enorme a ser trabalhado para ampliar o uso da inspeção acreditada em empreendimentos de infraestrutura (Portaria Inmetro nº 367/17), tanto no executivo federal quanto nos níveis subnacionais (estados e municípios), além da esfera legislativa.

Abrac – Qual a importância da Abrac contribuir com os projetos voltados à área de Inspeções?

Jefferson Carvalho – O ambiente de infraestrutura, em todas as suas vertentes (rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, energia, mineração, edificações, etc.), necessita avançar com mais velocidade. Para isso, é fundamental transmitir segurança aos diversos atores – governo, financiadores, seguradoras, investidores e órgãos de controle. Costumo dizer que, mais importante que saber que as coisas darão certo ao final, é saber que darão certo antes de iniciarem. No ambiente de investimentos, é imprescindível que os riscos sejam conhecidos e mitigados antes de se alocar um único centavo. Nesse sentido, dentro de seu papel institucional, o fomento da Abrac à inspeção acreditada, ampliando sua adoção e o rol de iniciativas regulatórias relacionadas (como, por exemplo, a inclusão de dispositivos específicos na Nova Lei de Licitações, Lei nº 14.133/21), cria um ambiente favorável ao desenvolvimento da infraestrutura.

Abrac – Sobre a avaliação da conformidade, como você avalia a importância de atuar nesse segmento?

Jefferson Carvalho – A Abrac vem se notabilizando como uma instituição que atua dentro de um mercado pautado pela seriedade, seja pela atuação de seus organismos associados, seja pelo instituto da acreditação Inmetro, que traz uma forte ideia de credibilidade. É uma grande responsabilidade, mas também uma oportunidade para acessar os níveis de tomadores de decisão e ampliar a contextualização sobre o ambiente de avaliação da conformidade, mais que um mecanismo de controle, mas principalmente uma ferramenta para destravar a economia e as relações de mercado, aumentando a previsibilidade e reduzindo a insegurança jurídica, contribuindo para a competitividade que tanto se busca e tanto precisamos. Nesse sentido, a avaliação da conformidade, em todas as suas vertentes (certificação, inspeção, verificação e laboratórios), representa um ganho estratégico para o país.

Abrac – Há quanto tempo você faz parte desse segmento?

Jefferson Carvalho – Trabalho com avaliação da conformidade acreditada desde 2001, tendo atuado em laboratório (calibração e ensaio), organismo de certificação (sistemas de gestão, manejo florestal e produtos), organismo de verificação (gases de efeito estufa) e organismo de inspeção (infraestrutura). Em particular, o organismo onde eu atuava foi um dos fundadores da Abrac. No que se refere à inspeção acreditada, tive a oportunidade de liderar as ações para sua implementação no país, iniciando as articulações em 2014, quando ocorreu a primeira missão na Europa. Desde então, tenho buscado contribuir da melhor forma possível para ampliar seu uso.

Abrac – Quais são as suas experiências que irá trazer para a Abrac?

Jefferson Carvalho – Espero contribuir para a maior divulgação e notoriedade da Abrac junto ao mercado e ao poder público. Também espero ampliar o mercado de inspeção acreditada, trazendo novos organismos de inspeção acreditada como associados à Abrac, dando mais força e fôlego à nossa associação e ao nosso mercado.

Fonte: Assessoria de imprensa da Abrac.